Saúde
Casos de Covid-19 em MT sobem 100%, mas mortes caem 64%
Publicado 06/02/2022 14:10:14

Um ano após o início da vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso, os registros de casos da doença aumentaram em 100% enquanto as mortes tiveram uma queda de 64%. Os dados levam em conta a comparação entre os meses de janeiro de 2021 e 2022.
Segundo os dados da Secretaria de Estado de Saúde, do dia 1° ao dia 31 de janeiro de 2021 foram registrados 41.918 casos de Covid em Mato Grosso. Neste mesmo período, a falta de cobertura vacinal fez com que 755 moradores morressem em decorrência do vírus.
Já em janeiro de 2022, o número de casos chegou a dobrar em relação ao ano anterior, contabilizando 84.137 infectados no Estado.
No entanto, apesar da explosão de casos, o avanço da cobertura vacinal no Estado impediu que o aumento de contaminados influenciasse diretamente no número de mortes registradas.
Foram 265 dos óbitos no mês de janeiro deste ano, o que significa uma queda de 64% quando comparado com o mesmo mês do ano passado.
O surto de casos não foi exclusivo de Mato Grosso. No início deste ano, a taxa de transmissão do coronavírus atingiu o seu maior índice no Brasil.
Isso ocorreu após o surgimento da Ômicron, nova variante do vírus que carregava um poder de contaminação ainda mais que o vírus original.
A situação se agravou na região mato-grossense principalmente após as festividades de fim de ano, devido às aglomerações e viagens típicas deste período de recesso.
Atualmente, o Estado estabilizou em alta, registrando média de 4 mil contaminados por dia.
Imunização e letalidade
O dia 18 de janeiro de 2021 ficou marcado como o pontapé inicial da imunização no Estado. Na ocasião, a vacinação começou com os profissionais de saúde que estavam na linha de frente de enfrentamento da pandemia.
Atualmente com a cobertura vacinal atingindo 73,56%, Mato Grosso conseguiu diminuir a mortalidade dos casos de Covid-19. Em 2021, a cada 55 pessoas infectadas uma morria. Agora, em 2022, dentre 317 contaminados, uma morre.
Mesmo com a queda de mortes, alguns municípios do interior com Rondolândia e Lucas do Rio Verde declararam situação de emergência e calamidade devido à alta nos casos de Covid-19.
Na capital mato-grossense, o aumento dos infectados também causou transtorno, principalmente devido ao desfalque de profissionais de saúde das unidades básicas, que foram afastados após contraírem a doença.
O aumento de infectados também ocasionou falta de testes para diagnosticar a Covid nos laboratórios particulares da Capital.
Fonte: Mídia News
Entre no grupo do Paranatinga News no Telegram e receba noticias em tempo real. CLIQUE AQUI