Paranatinga, 30 de Junho de 2022

Política

MT vai enviar bombeiros para socorrer vítimas de enchentes na Bahia

Publicado 29/12/2021 12:29:26


O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso já se organizou para ajudar no socorro às vítimas das enchentes que acometeram o Estado da Bahia desde o mês de novembro. Atualmente, cerca de 100 municípios estão em situação de emergência.

De acordo com o comandante-geral em substituição, coronel Ricardo Antônio Bezerra Costa, uma equipe de 20 especialistas em resgate terrestre e salvamento aquático já está preparada aguardando instruções. O Governo do Estado liberou seis viaturas para auxiliar na força-tarefa.

 

 

 

Ao , o comandante explicou que, apesar de estar de protindão, não há uma data determinada para o envio da equipe. Isso porque é necessário que o Corpo de Bombeiros da Bahia solicite formalmente a ajuda de Mato Grosso.

 

"A gente não pode simplesmente mandar a equipe. Existe uma coordenação local, que é integrada com governo federal e as forças do estado, para não ocasionar problemas de logística", comentou, acrescentando que os estados vizinhos da Bahia também já enviaram equipes de resgate para auxiliar nos trabalhos.

 

Ainda segundo o comandante, apesar de já haver equipes extras na Bahia, a equipe de Mato Grosso ainda pode ser acionada para auxiliar tanto nesse primeiro momento quanto em um revezamento de equipes, já que o trabalho de resgate em desastres naturais costuma durar um longo período.

 

"Dependendo das necessidades, o trabalho do bombeiro pode ser em qualquer tipo de atividade, como com as embarcações, auxiliando na remoção e dando suporte para aqueles que estão isolados, retirando determinadas famílias de um local para outro, dando suporte para equipes de saúde, fazendo buscas, se houver necessidade, enfim, uma série de atividades. Esse tipo de ocorrência é complexo e tem como consequência muitos problemas", comentou o coronel.

Segundo o comandante, a equipe mato-grossense tem condições de permanecer no local por até 30 dias. Caso seja necessário, o período pode ser prorrogado.

Chuvas intensas

Desde novembro a Bahia tem sofrido com chuvas intensas na região, consideradas atípicas. De acordo com a Defesa Civil do Estado, até essa terça-feira (28), 21 pessoas já haviam morrido e 42,9 mil ficaram desalojadas. Outras 470 mil famílias também foram afetadas pelas enchentes. 

Segundo o Corpo de Bombeiros local, pelo menos quatro cidades apresentam risco iminente de enchentes, sendo que os municípios foram considerados áreas de risco, sendo eles Itambé, Canavieiras, Mascote e Cândido Sales. 

 

Fonte: reporter mt

Entre no grupo do Paranatinga News no Telegram e receba noticias em tempo real. CLIQUE AQUI

Publicidade Áudio

Enquete

Na sua opinião qual investimento é mais urgente para Paranatinga

CONCLUIR HOSPITAL MUNICIPAL

ASFALTAR BAIRROS

MELHORAR ILUMINAÇÃO

SINALIZAÇÃO DE TRANSITO E RUAS

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.