Paranatinga, 30 de Junho de 2022

Política

MPE investiga Vivo por suposta de quebra de sigilo de clientes

Publicado 26/02/2022 17:58:22


REDAÇÃO

O Ministério Público Estadual abriu uma investigação contra a operadora de telefonia Vivo pela suspeita de quebra ilegal do sigilo telefônico de clientes em Cuiabá.

 

Ao menos 40 clientes - alvos de ação de cobrança por parte da telefônica - registraram boletins de ocorrência, que foram encaminhados para o promotor Mauro Poderoso, da 20ª Promotoria de Justiça Criminal de Cuiabá.

 

Conforme apurou a reportagem, a suposta quebra de sigilo ocorreria em meio a ações de cobrança ajuizadas pela Vivo.

 

Para receber valores considerados devidos pelos clientes, conforme a apurou a reportagem, a empresa anexava aos processos a relação de chamadas feitas por ele.

 

Ocorre que a prática, para o promotor, configura crime. Isso porque o artigo 325 do Código Penal veda a quebra de sigilo telefônico sem autorização judicial. Há ainda a possível violação ao artigo 5 da Constituição, que diz respeito à intimidade.

 

“São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”, diz trecho Constituição.

 

“É muito grave, fere direitos humanos, o artigo 5º é uma cláusula pétrea. Ninguém pode devassar a vida intima do outro”, disse um jurista ouvido pelo MidiaNews.

 

Transação penal

 

Agora o promotor encaminhou as investigações para realizar a transação penal. A ideia é tentar um acordo com a empresa. Uma audiência de conciliação deve ser marcada nas próximas semanas.

 

Caso não haja em um acordo, o processo pode ser encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).

Fonte: Mídia News

Entre no grupo do Paranatinga News no Telegram e receba noticias em tempo real. CLIQUE AQUI

Publicidade Áudio

Enquete

Na sua opinião qual investimento é mais urgente para Paranatinga

CONCLUIR HOSPITAL MUNICIPAL

ASFALTAR BAIRROS

MELHORAR ILUMINAÇÃO

SINALIZAÇÃO DE TRANSITO E RUAS

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.