Paranatinga, 27 de Novembro de 2021

Paranatinga

PARANATINGA - DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO DA MODA INDÍGENA KURA -BAKAIRI

Publicado 20/05/2021 08:42:38


PARANATINGA NEWS 

 

Acontece, nos dias 18 a 28 de maio de 2021 na aldeia Kuiakware na  terra Indígena localizada no município de Paranatinga, em Mato grosso. A continuidade do projeto Kywagâ. A iniciativa foi contemplada na seleção pública da Lei Aldir Blanc realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso. A proponente  da iniciativa, é  membro da etnia, Darlene  Yaminalo Taukane, atua como coordenadora do  Instituto YuKamaniru de Apoio às Mulheres Indígenas Bakairi.

 

 A primeira oficina realizada foi ministrada pela arte-educadora Rita Ximenes, no qual as participantes aprenderam a tingir tecidos e fazer estamparia, e agora as mulheres indígenas receberão a Oficina de modelagem, corte e costura e design para aplicação de grafismos. E no final, acontecerá um desfile para apresentação da coleção produzida durante as atividades.

 

  Quem conduzirá a oficina é Vanda Guerra que é designer de moda que deslocou-se de Belo Horizonte para estar entre as mulheres indígenas Kurâ-Bakairi de Mato Grosso. Ela possui larga experiência no mundo da indústria têxtil em Minas Gerais.  A designer de moda  é defensora que deve existir a confluência de culturas na moda brasileira, diz que no conselho brasileiro de moda sempre defendeu de que a Moda Brasileira deve ser baseada no DNA Indígena. A modista acredita que o momento é propício para a construção da moda brasileira, no qual, inclui a participação das populações indígenas.  A oficina desenvolverá uma coleção de vestuário da Moda Indígena Kurâ-Bakairi, para mulheres indígenas dessa etnia.

 

Vanda Guerra, desenvolveu oficina piloto denominado “Costurar a mão para comunidades indígenas” para mulheres do povo Kayapó no qual, teve apoio do Instituto Raoni para realização das atividades.

 

Para Maísa Aiguta, participante da Oficina de modelagem, corte e costura, diz estar muito feliz por participar e espera ampliar ainda mais os conhecimentos.

 

Entrega do kit de costureira que contém os seguintes: réguas e esquadro, tesoura para tecido, tesoura para moldes, tesoura para arremate, giz, alfinete, alfineteiro, fita métrica, abridor de casa um pequeno e outro grande, borracha, agulha, tecido. Por  fim, uma caixa de lápis de cor que foi uma doação de Iara Carvalho.

 


Iara Carvalho é do grupo Linhas do Horizonte, são mulheres bordadeiras que por meio do bordado contam a história do Brasil e de Minas Gerais que doaram a estandarte do Projeto Kywagâ e o nome indígena Bakairi de cada participante.

 

Na ocasião da realização da oficina, a professora  Isabel Taukane falará respeito da Economia Criativa e Sociais, visto que o projeto visa o desenvolvimento econômico das mulheres indígenas do Kurâ-Bakairi.

 

O Que: O projeto Kywagâ 

Como: Projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc, de 2020

Onde: Terra indígena Bakairi, Paranatinga. 

Quem: Mulheres indígenas Kurâ-Bakairi

Quando:  18 a 28 de maio  de 2021 na aleia do povo Kurâ-Bakairi/ Seleção da Lei Aldir Blanc.

Contato para entrevistas: Isabel Taukane +55 65 99272-2024


 

Entre no grupo do Paranatinga News no WhatsApp e receba noticias em tempo real. CLIQUE AQUI

Publicidade Áudio

Enquete

Na sua opinião qual investimento é mais urgente para Paranatinga

CONCLUIR HOSPITAL MUNICIPAL

ASFALTAR BAIRROS

MELHORAR ILUMINAÇÃO

SINALIZAÇÃO DE TRANSITO E RUAS

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.