Paranatinga, 20 de Outubro de 2021

Cidades

Grávida, jovem de 20 anos morre de Covid em Sinop à espera de UTI

Publicado 04/04/2021 16:47:54


A  jovem Mikaely Karoline Souza de 20 anos, que estava grávida de 8 meses, morreu em decorrência da Covid-19 enquanto aguardava por um leito de Unidade de Terapia Intensiva em Sinop, no norte do Estado, neste sábado (3). 

 

Ela estava internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) André Maggi, no município. A jovem deu entrada na unidade no dia 30 de março, e no dia seguinte, precisou ser intubada. 

 

Com o sistema colapsado, a grávida entrou para fila de espera por um leito, mas morreu antes de conseguir uma vaga.

 

Família denuncia

 

 

Os papeis da minha irmã estão parados. Se eles não fazem nada, a gente vai fazer. Amanhã lá na frente da UPA, vamos fazer um protesto

A irmã da jovem, Karolina Souza, realizou diversas publicações por meio de sua página no Facebook denunciando mau atendimento pela unidade de saúde.

 

Na publicação, a irmã acusa a UPA de reter a documentação e sequer inserir o nome de Mikaely no sistema de cadastro para entrar na fila de espera por um leito de UTI. 

 

Em uma postagem feita na véspera da morte da jovem, a irmã dela chegou a ameaçar fazer um protesto em frente à UPA do município.

 

“O prefeito de Sinop [Roberto Dorner] a essa hora está dormindo e as pessoas que estão lá na UPA com Covid [...] Os papeis da minha irmã estão parados. Se eles não fazem nada, a gente vai fazer. Amanhã lá na frente da UPA, vamos fazer um protesto”, disse em trecho da postagem.

 

“Gente, eu estou com tanta revolta que só Deus sabe. Saber que os papeis da minha irmã não estão no sistema, que estão parados...”, completou.

 

Outro lado

 

A Secretaria de Saúde de Sinop, por meio de nota, disse que a jovem aguardava um leito adulto, mas também precisava de um leito neonatal – para que o parto pudesse ser feito. No entanto, o sistema de saúde está colapsado.

  

“Desde que surgiu a necessidade de um tratamento intensivo, as equipes de saúde se empenharam, junto a regulação estadual para encontrar uma vaga dentro ou fora do estado, mas infelizmente a vaga não surgiu a tempo”, consta em nota.

 

Veja nota na íntegra

 

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que utilizou todos os esforços possíveis para salvar a vida a jovem Mikaely Karoline Souza Salino, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 30/03/2021 e, e no dia 01/04/2021 precisou ser intubada, necessitando de um leito de UTI.

 

Além de um leito de UTI adulto, a gestante necessitava de uma UTI neonatal.

 

A prefeitura de Sinop, por meio da secretaria de saúde esclarece ainda que, neste sábado, 198 pacientes estavam a espera por vaga de UTI, no Estado de Mato Grosso. 

 

A alta complexidade é competência do estado, mas em nenhum momento o poder público municipal se furtou em auxiliar e unir força a regulação estadual para salvar vida da jovem.

 

A prefeitura de Sinop se-solidariza com a família neste momento muita tristeza e dor.

Entre no grupo do Paranatinga News no WhatsApp e receba noticias em tempo real. CLIQUE AQUI

Publicidade Áudio

Enquete

Na sua opinião qual investimento é mais urgente para Paranatinga

CONCLUIR HOSPITAL MUNICIPAL

ASFALTAR BAIRROS

MELHORAR ILUMINAÇÃO

SINALIZAÇÃO DE TRANSITO E RUAS

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.