Paranatinga, 15 de Agosto de 2020

Paranatinga

PREFEITURA DE PARANATINGA

Ações de combate à queimadas estão sendo sendo desenvolvidas em Paranatinga

Publicado 02/07/2020 10:44:33


Paranatinga News  

 

Na manhã desta quinta-feira(02), na sede da prefeitura de Paranatinga, uma equipe do Corpo de Bombeiros falou a imprensa local sobre as ações de combate e conscientização quanto à queimadas em áreas rurais e no perímetro urbano. Segundo o comandante da guarnição Ten. Xavier a equipe ficará por dez dias no município; “Nosso objetivo é a prevenção, orientar a população, bem como, o combate a incêndio florestal, ontem, dia primeiro de julho, deu início ao período proibitivo de queimadas no estado do Mato Grosso, em função disso, ficaremos pelo período de dez dias, fazendo toda a prevenção no combate a incêndios que vierem ao nosso chamado. Nós temos a sala de situação que se encontra em Rondonópolis que nos dá apoio logístico e nos passa determinadas coordenadas que são feitas através do site do IMPE, como checagem de focos de calor, com base nesses dados a gente vai fazer a verificação in loco e dependendo da situação fazer o combate o mais rápido possível”. – Disse o Tenente, que ainda comentou sobre as ações que o município vem desenvolvendo neste sentido, afirmando que isso tem colaborado de forma significativa para que o número de ocorrências não se elevem.

 

Sobre as queimadas na região urbana, desde atear fogo em lixo de quintal ou em terrenos baldios, o Ten. Xavier orienta a população sobre o assunto “A gente orienta que não o faça, pois vai ser penalizado, porque além de ser crime ambiental precisamos ter consciência do momento diferente que estamos vivendo no país e no mundo. Estamos em meio à uma pandemia e a gente sabe que esse período acarreta como consequência diversos problemas respiratórios e essas queimadas urbanas podem prejudicar ainda mais a situação”.

 

A ação do CBM ao município vem reforçar o trabalho da secretaria municipal de meio ambiente, que já desempenha ações no sentido de conscientizar e coibir infrações desta natureza com a divulgação por meio de carro de som, mídias sociais e rádios.

 

A Secretária municipal de meio ambiente Camila Guedes, falou da importância dos trabalhos em parceria “É fundamental, uma vez que os bombeiros, trazem um vasto conhecimento técnico de combate e prevenção. Esse trabalho em conjunto vem somar e trazer grandes benfeitorias ao município”. Ela explica ainda que na cidade a população tem colaborado e feito denúncias por meio do telefone que foi disponibilizado e que a polícia militar tem atuado em parceria com a secretaria.

 

Camila ainda pede a população que se conscientize cada vez mais sobre a questão ambiental, principalmente evitando atear fogo em materiais diversos “Nós sabemos que é uma prática cultural até, mas é um crime e uma atitude que traz grandes danos à saúde pública. Estamos comprometidos em agir ao combate, seja nos incêndios rurais ou urbanos, principalmente porque ele vem afetar diretamente a saúde humana e o meio ambiente”. – Disse.

 

 

Fonte: Prefeitura de Paranatinga

Publicidade Áudio

Enquete

Na sua opinião qual investimento é mais urgente para Paranatinga

CONCLUIR HOSPITAL MUNICIPAL

ASFALTAR BAIRROS

MELHORAR ILUMINAÇÃO

SINALIZAÇÃO DE TRANSITO E RUAS

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE