Paranatinga, 27 de Outubro de 2020

Meio Ambiente

Rio Teles Pires

Sementes defecadas por peixes durante a cheia ajudam a reflorestar mata ciliar às margens do Rio Teles Pires em MT

Publicado 29/08/2019 16:24:38


As sementes consumidas pelos peixes e defecadas às margens dos rios tem contribuído para o reflorestamento da mata ciliar na região do Rio Teles Pires, em Sinop, a 503 km de Cuiabá, segundo pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop.

A coordenadora do laboratório de peixes da universidade, Lucélia Nobre Carvalho, contou que esse processo ocorre, principalmente, durante a cheia dos rios.

“Durante a cheia do Rio Teles Pires, por exemplo, as sementes frutificam e caem na água. Os peixes consomem esses frutos e depois defecam e, onde eles defecam, uma planta é geminada”, explicou.

 

Alguns experimentos estão sendo testados no laboratório da UFMT para tentar descobrir de quais árvores são as sementes e qual é a distância que são dispersadas.

 

Para isso, sementes foram retiradas de dentro do intestino de algumas espécies de peixes das bacias do Tapajós, Xingu e Paraguai.

“Queremos entender quanto tempo esses peixes podem carregar essas sementes. Eles têm uma contribuição muito grande na regeneração e manutenção das matas ciliares”, relatou o pesquisador João Batista dos Santos Júnior.

 

Projeto 'Jardineiros do Rio'

 

Depois de germinarem e passarem pela identificação de espécie, as sementes são reservadas em um 'jardim' da universidade até se tornarem mudas. Em seguida, elas são plantadas em parques da cidade.

No Bairro Aquarela Brasil, em Sinop, foram plantadas cinco espécies de plantas, entre elas, uma figueira. O objetivo, segundo os responsáveis pelo projeto, é que a planta produza frutos e alimente peixes que habitam no lago do parque.

 

 

Fonte: G1

Publicidade Áudio

Enquete

Na sua opinião qual investimento é mais urgente para Paranatinga

CONCLUIR HOSPITAL MUNICIPAL

ASFALTAR BAIRROS

MELHORAR ILUMINAÇÃO

SINALIZAÇÃO DE TRANSITO E RUAS

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE